Sem categoria

Fritada de brócolis

2 Mins read
Fritada de brócolis

E esse friozinho que tem feito, hein??? Nada como uma sopinha para finalizar bem o seu dia!

Ultimamente tenho testado várias receitinhas novas e me lembrei desse creme de aspargos que já tinha postado na versão blogspot desse querido blog. A receita é do ICIF e fiz quando ainda estava lá em Flores da Cunha no Curso Básico de Formação de Chef de Cozinha.

Acho que eu e meus colegas de turma sempre usamos as receitas do ICIF como uma linda lembrança de um tempo bom, de muita dedicação e esperança de um novo capítulo que se inicia. Pra mim foi assim, não deve ter sido diferente para os demais…

Hoje quando olho pra trás e veja o quanto eu construí nesse tempo, o quando cresci e tudo que desenvolvi fico feliz demais por ter largado tudo aqui em Brasília, recém-casada, com apartamento recém-mobiliado e fui me aventurar em terras gaúchas para aprender um pouco da gastronomia italiana e transformar meu conhecimento no que hoje é a NutriChef! É lindo demais e gratificante demais…

Só tenho a agradecer a todos que fizeram parte dessa jornada… muito aprendi e muito ainda tenho que aprender… segue o bonde e vamos que a estrada é longa… não é mesmo!!!!

 

 

Ingredientes para 10 pessoas – claro que eu não fiz isso tudo, mas segue a receita na íntriga:
1200g de aspargos frescos | 250g de manteiga | 200g de cogumelos tipo shitake | 200g de queijo de cabra | 125g de batata inglesa | 75g de echalotes | 75ml de azeite extravirgem | 5g de tomilho | 5g de manjerona | 5g de ciboulete | 5g de cerofólio (tipo de salsinha que se encontra desidratada no La Palma) | Sal e pimenta a gosto | Ah! Eu usei uns dentes de alho e dei uma refogadinha nos aspargos, tá???

Modo de preparo:
Ferva os aspargos por aproximadamente 15min. Escorra-os e reserve a água de cozimento. Seáre as pontas dos aspargos para decoração. Se possível, guarde as pontas em local aquecido.
Em uma panela, derreta metade da manteiga e adicione 30g de echalotes picadas finamente e deixe-as murchar. Em seguida, adicione os talos de aspargos, as batatas que devem ser cortadas em cubos e deixe conzinhar por 10min na água do cozimento anterior. Quando estiverem cozidos, passe no liquidificador e depois em uma peneira. Tempere com sal e pimenta-do-reino.
Em uma frigideira coloque a outra metade da manteiga e salteie os cogumelos com o restante da echalote, tomilho, manjerona, sal e pimenta.
Tempere o queijo de cabra com a ceboulete que deve ser picada e formar queneles, com a ajuda de duas colheres.
Servir o creme de aspargos, em prato fundo ou em recipientes como esse da foto.
Dica: decore com os as pontas dos aspargos e floquinhos de pimenta.

achados culinários: simplesmente sou apaixonada por aspargos, sempre que passo pelas lojinhas, feiras e empórios da cidade me pego procurando alguma variedade, tempos atrás fiz um suflê com  mini-aspargos e ficou uma delícia. Dessa vez fiquei bem empolgada e curiosa ao ver esses aspargos roxos no La Palma. Dando uma leve goolgada e olhada na embalagem descobri que são de origem Peruana e que a coloração roxa é a cor natural dos aspargos quando ainda estão dentro da terra e que mudam de cor quando “saem” da terra e entram em contato com a luz do sol. Esses que são vendidos roxos, são colhidos quando as pontas crescem alguns centrimetros acima da terra. A notícia ruim é que quando aquecidos ficam verdinhos, mas sabe o que? – achei o sabor muito melhor, mais suave e de fácil harmonização com outras receitas. Vale experimentar pessoal!





Rendez-vous sur Hellocoton !

You may also like
Sem categoria

sobremesas

1 Mins read
sobremesas
Sem categoria

Maminha ao molho shoyo e cogumelo paris

2 Mins read
Oie, Como estão vocês? Por aqui a estafa está em modo on, mas apesar do cansaço, da falta de tempo para mim…
Sem categoria

Mango Ketchup

1 Mins read
segunda-feira, 20 de dezembro , 2010 Crianças, Como estão todos vocês??? Animados para as festas de fim de ano??? Nossa, eu estou…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *